setembro 23, 2011

O Cantinho da Leitura


        Literalmente um cantinho na questão espaço físico, com três puffs, duas almofadas, duas estantes, recebidas no I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem A Machado de Assis (Ecofuturo e parceiros), e um excelente acervo infanto-juvenil.




Numa única sala, este cantinho existe limitado por duas estantes um pouco altas, estratégicamente ali colocadas com a intenção de não vê desviada a atenção de nossos jovens leitores, um cesto com revistas, gibis e pequenos informes ilustrativos.



Acreditem, pois é verdade, as crianças saem da escola e vem a esse cantinho, sentadas ou deitadas elas lêem, quando as aulas terminam mais cedo lá estão elas no Cantinho da Leitura, fortalecendo o imaginário que afeta o inconsciente desses pequenos leitores com textos não doutrinadores oferecendo um conhecimento positivo do mundo, tal como faz por outro caminho a ciência. Vez ou outra desaparece um gibi, mas como fritar ovos sem quebrá-los? No dia seguinte após o sumiço conversamos com as crianças e adolescentes e sempre solicitamos reposição através de doações e tudo caminha para leitura, literatura para o lúdico, oferecer a essas crianças o que lhe é de direito é uma obrigação prazerosa, e o cantinho rima com leitura, com literatura, formando um par perfeito.

Um comentário: