setembro 22, 2011

Os adolescentes não gostam de ler: mito ou verdade?

          É curioso e ao mesmo tempo lamentável, quando escutamos vez ou outra alguém dizendo que o jovem de hoje em dia não lê, não tem interesse pelo livro literário" e poucas vezes pelo didático, com a intenção apenas de obter notas regulares nas disciplinas escolares, o que muitas é fato, mas assim sendo o que estamos fazendo para mudar essa triste realidade? Guardando os bons livros em caixas e estantes inacessíveis, colocando-os em distantes prateleiras, mantendo bibliotecas escolares fechadas ou bibliotecas públicas e comunitárias com acervo defasado?

       Mito ou verdade, a saga "Harry Potter" foi incrível, nossa única coleção foi tão lida que os livros estão gastos, um tanto sujo, porém felizes pasmem! A saga "Senhor dos Anéis" também nos surpreendeu... Apesar de alguns anos passados, lembro-me que a minha professora de Comunicação e Expressão exigia a leitura de um clássico por mês, e para quem fizesse a síntese ao vivo e a cores, recebia um 'pontinho'. Era muito bacana!
      Ao final do ensino médio tinha uma lista de duas folhas de papel "pautado" com título e autores dos livros lidos, acreditem em escola pública em Dias D'ávila e Mata de São João (região metropolitana da cidade de Salvador/BA). Foi uma belíssima experiência, o que muito me ajudou num bom desempenho como estudante e como profissional. Faço uma pergunta que não quer calar: será que os professores estão realmente estimulando a boa leitura, sugerindo ou incentivando nossas crianças, nossos jovens e adultos?
   Todos nós precisamos de bons exemplos , de boas lideranças e bons leitores.

Autora: Maria Auxiliadora Rodrigues Costa (coordenação da Biblioteca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário