setembro 20, 2011

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA



Evento reúne artistas de vários segmentos

 
Teve início na manhã de sexta-feira (16/09), a IV Conferência Municipal de Cultura. O encontro, que reuniu centenas de pessoas no Teatro da Cidade do Saber, teve como objetivo discutir a elaboração do Plano Municipal da Cultura para os próximos 10 anos.
Artistas dos mais variados seguimentos e grupos culturais, tanto da sede quanto da orla de Camaçari, compareceram ao evento, a exemplo do grupo Espermacete e a Capoeira Engenho, que fizeram apresentações no palco e no foyer do teatro.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, falou sobre a importância da conferência, que segundo ele, “proporciona o diálogo entre a sociedade civil, gestão pública e agentes culturais”.

O secretário ainda ressaltou ações importantes implantadas no Município voltadas para promoção da cultura, através de projetos como o Cultura em Movimento, além da criação do Fundo e Conselho Municipal de Cultura.

Representando o prefeito Luiz Caetano, o secretário da Administração, Ademar Delgado, afirmou que a conferência serve para discutir os problemas e propor novas idéias.

A mesa oficial foi composta ainda por representantes da Câmara Municipal, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Conselho Municipal de Cultura, a vereadora Margarida Galvão, Renata Reis e Táta Ricardo Tavares, respectivamente.

De acordo com a jovem cantora e compositora camaçariense, Laís Martins, o momento deve ser bem aproveitado pela categoria. As propostas, se bem encaminhadas, associadas ao fortalecimento do Conselho, “podem render bons frutos”, declarou.

O repentista Bule-Bule, um dos maiores representantes do samba rural, salientou que “abrir espaço para o diálogo já é considerado um progresso para os artistas”.

Participaram também da abertura do evento, os secretários municipais do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, da Educação, Luiz Valter Lima, e da Mulher, Aurenita Castillo, além do deputado estadual Bira Coroa (PT).

 DEBATES
No período da tarde, foram debatidos os eixos Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos, Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura e Gestão da Cultura. Dentro de cada eixo foram criados três projetos municipais e um a ser encaminhado para a Conferência Territorial e Estadual de Cultura.

No sábado (17/09) pela manhã foram concluídos os trabalhos. À tarde, com a presença do prefeito Luiz Caetano, aconteceu a plenária final, escolha de delegados, dos membros do Grupo de Articulação Municipal para Acompanhamento da Implantação do Plano Municipal de Cultura, orientações sobre as próximas conferências territorial, estadual e nacional.

A IV Conferência Municipal de Cultura teve encerramento por volta das 17h."

Nenhum comentário:

Postar um comentário